segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um Dia Serei um Poema

Um poema não se faz com juízos de valor,
Nem se escreve a verdade se, for metricamente gesticulada.
Não. Um poema não é isso!
O poema tem que mostrar amor.
Amor p’lo que fala…em raiva… mas há que ter amor!
Isso sim é poema… e mais nada.
O poema é arte mágica que dispensa feitiço.
O poema não é dom de palavra,
Mas a palavra que se humaniza e quer viver.
Isso sim! Poema é imagem na imaginação.
Poema é dom de falar com a voz do coração.

E se eu pudesse ser um poema, sei que o seria!
Viveria a intensidade de cada expressão,
O secretismo de cada figura de estilo…
Encontraria em cada palavra a minha alma… encontraria.
Ser poema, ser poeta, ser alegria!
Porque a poesia é apenas isso, uma estranha sensação
E por minha vontade,
Que se dane a liberdade!
Pois eu, no meu poema me exilo…

Encontrarei como Ary, a felicidade na minha escrita,
Nos meus versos, no meu amor p’lo mundo… ou por nada.
Mas encontrarei! Tirarei da vida, a lição mais bonita,
Aprenderei que não só de pó se faz a estrada.
No teu poema… no meu poema…
No amor pelo homem… no amor pela palavra…
Um dia serei um poema!



Renato Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário